Destinos de Portugal
CONTACTOS
O MEU ROTEIRO
INICIAR SESSÃO
Barragem de Castelo de Bode
Barragens
O lago do Castelo de Bode é o maior corpo de água doce em Portugal. Foi criado após a abertura da barragem de Castelo de Bode, em 1951. Esta barragem de betão, de gravidade, em arco, continua a ser uma das estruturas mais altas do país.

A barragem está localizada a 13 quilómetros a sudeste de Tomar, e a norte de Constância, no rio Zêzere, um afluente do Tejo que percorre a zona do Ribatejo. Originalmente construída para ser a primeira central hidroeléctrica de Portugal, neste momento fornece água a mais de três milhões de habitantes.

O lago resultante expande-se ao longo de 60 quilómetros, seguindo o seu caminho pelos vales verdes e viçosos que caracterizam a região. Castelo de Bode é o destino ideal para os turistas que no Verão, procuram um local onde se possam banhar e escapar ao sol abrasador. Os residentes locais também apreciam muito esta região, pois aos fins-de-semana fazem piqueniques nas margens do lago, à sombra de pinheiros e eucaliptos.
Se gosta de pescar, praticar ski aquático, velejar, fazer canoagem ou até mesmo mergulho, terá sempre muita acção em Castelo de Bode. Foram criadas praias com zonas delimitadas de mergulho, vigiadas por nadadores-salvadores, e há molhes espalhados ao longo das margens.

Amantes da natureza irão apreciar a verdejante paisagem que surge das margens do lago e irão deleitar-se com as várias espécies de aves e de outras formas de vida selvagem que vivem na região. A bem próxima vila de Martinchel tem um bem conceituado ecomuseu que fica ocupado com as bancadas de artesãos, com as suas obras, e de agricultores, com a produção local, durante os fins-de-semana e feriados.

A praia fica apenas a 10 minutos de carro da histórica cidade de Tomar. Foi a sede dos Cavaleiros Templários, que mais tarde se tornaram na Ordem de Cristo, e desempenhou um papel importante na idade de ouro de Portugal, que foi Era das Descobertas no século XVI. Quem visita Tomar, por norma escolhe ficar num hotel ou numa casa de hóspedes perto da zona do lago, de modo a poder aproveitar ao máximo a sua estadia e todas as actividades que o local tem para oferecer.

Outros locais que valem a pena visitar, incluem a próxima Golegã, onde todos os anos, em Novembro, ocorre um festival de cavalos internacional, e também, Vila de Rei, que a uns 20 quilómetros de distância é o centro geográfico de Portugal.

Fonte: http://www.tomarportugal.com/

Localização

Avaliação

Pontos: 5 / Votos: 1
Total: 5/5

Comentários

© Destinos de Portugal - Todos os direitos reservados