Destinos de Portugal
CONTACTOS
O MEU ROTEIRO
INICIAR SESSÃO
São Bento das Peras
Santuários, Castelos e Monumentos
O Santuário de S. Bento das Peras é constituído por duas capelas, uma mais primitiva e outra mais recente.
A Capela primitiva foi construída num dos pontos mais altos do monte e na linha divisória da freguesia de Divino Salvador de Tagilde e da de S. Miguel das Caldas de Vizela.
Ignora-se a data de construção desta capela, sendo porém certo que foi edificada muito antes do século XVI. Em 1831 sofreu várias reparações, e por despacho de 14 de Maio de 1834 foi novamente restituída ao culto.
No dia 1 de Agosto de 1966, sendo párocos de Divino Salvador de Tagilde e de S. Miguel das Caldas de Vizela o Padre João da Silva Freitas e Monsenhor José de Sousa Monteiro, respectivamente, iniciou-se a construção dum Novo Templo.
O projecto foi da autoria do Arquitecto Aguiar de Guimarães, e o terreno necessário para a obra e para os romeiros foi oferta de Domingos Araújo e sua esposa, D. Maria Amélia, da cidade do Porto.
A inauguração e a bênção do Novo Templo aconteceram em 10 de Julho de 1971, presidida por Dom Francisco Maria da Silva, Arcebispo de Braga.
No dia 21 de Junho de 1999. Dom Eurico Dias Nogueira, Arcebispo de Braga, por decreto próprio elevou as duas Capelas a Santuário de S. Bento das Peras.
No ano de 2003, sofreu uma total remodelação interior. Depois de restaurado, foi reaberto ao culto em 11 de Julho de 2003. Benzeu o novo altar, Dom Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo de Braga.

Fonte: http://www.sbentoperas.pt/

Localização

Avaliação

Pontos: 5 / Votos: 1
Total: 5/5

Comentários

© Destinos de Portugal - Todos os direitos reservados