Destinos de Portugal
CONTACTOS
O MEU ROTEIRO
INICIAR SESSÃO
Santuário de Nossa Senhora da Franqueira
Santuários, Castelos e Monumentos
O Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira, nas proximidades do Castelo Faria, é um recinto próprio de aclamação à Virgem, neste histórico Concelho de Barcelos.

Num monte deslumbrante onde as estruturas e o ambiente são favoráveis, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Monte da Franqueira a todos agrada e atrai, graças ao seu encanto natural

Este Santuário deve a sua origem a Egas Moniz, tutor do primeiro rei português, que em cumprimento de uma promessa, aí mandou construir uma pequena ermida.

No actual templo, a capela-mor destaca-se pelo seu valor artístico. O altar-mor é uma relíquia histórica digna de realce. Segundo as crónicas, D. Afonso, oitavo Conde de Barcelos e primeiro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, ao participar, em 1415, na conquista de Ceuta, na hora de tomar para si parte dos despojos de guerra, mandou arrancar do Palácio de Collumbencayla 500 colunas de mármore e a mesa em jaspe, onde comia o governador muçulmano Salá-ben-Salá. Desta, o Conde de Barcelos mandou fazer o altar-mor da capela que se apoia em seis colunas, como dádiva à Senhora da Franqueira. A mesa, sofreu um acrescento em granito, devido às suas reduzidas dimensões para o serviço do altar e apenas se encontra suportada por três colunas de jaspe.

Este Santuário foi reconhecido por Paulo V e Pio IX, como um dos grandes centros de evangelização, através de dois Breves papais, emitidos em 1916 e a 11 de Novembro de 1870, respectivamente. Nestes, foram atribuídas indulgências plenárias aos peregrinos e irmãos da Confraria.

Fonte: http://www.turismoreligioso.org/

Localização

Avaliação

Pontos: 9 / Votos: 2
Total: 4.5/5

Comentários

© Destinos de Portugal - Todos os direitos reservados